domingo, 7 de setembro de 2008

'Uma lição que eu não queria'

Mais um dia no estágio...
Dia de reunião de pais,vou ficar com um pré I- crianças de 4 anos, uma turma legal, muito esperta.
O dia passa tranquilo, só uma coisa me intriga, um menino, muito teimoso, parece não gostar de mim, tudo que me pede e eu não autorizo no momento ele desiste quando eu digo que já pode fazer, como por exemplo ir ao banheiro.
Quando acaba a reunião, digo para professora que ele está estranho, teimoso indeciso, então ele olha para professora e diz:
- Tia não lembra?
Ela então pergunta, o que?
-Hoje a minha mãe vai ter nenem!
A professora sorri e diz é verdade Paulo, mas você está com medo ou ciúmes?
Ele começa a chorar, e tanto a professora como eu ficamos sem ação. Um amiguinho da sala diz para ele ficar calmo, que é muito legal ter um irmão, que poderá brincar e cuidar dele.
No entanto o pior não era só isso, uma criança com medo de algo novo ou ciúmes de um irmão que está nascendo. Quando ele se aproxima da professora e de mim e fala:
-Você não lembra tia, a minha mãe vai vender meu irmãozinho!
Neste momento não são seus olhos que estão cheios de lágrimas, mas meu coração por estar de mãos atadas diante de uma realidade tão cruel...
Então me pergunto, que mundo é esse, que nem a felicidade de um nascimento pode mais ser desfrutada e que crianças, tão inocentes são obrigadas a conviver com a crueldade dos adultos?
Espero em Deus, que está criança possa mesmo através das tribulações que já passa, conseguir SOBREVIVER com dignidade e sair ileso quanto a esta realidade em que vivemos.