terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Balzac e a costureirinha chinesa

O filme conta a história de Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) que são dois jovens de 17 anos que, em plenos anos 70, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao.
No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam. Ela então lhes revela um precioso tesouro: livros considerados subversivos e de autoria de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac, que estão de posse de Quatro Olhos (Wang Hongwei), outro jovem que está sendo reeducado e está prestes a retornar à cidade. O trio então decide por roubá-los.
Começa, um novo mundo nas montanhas chinesas, um mundo de descobertas. A principio Luo e Ma pretendem ler para a constureirinha para ensina-la , e tira-la da alienação, no entanto com os novos livros descobertos, aos poucos eles também estão sendo transformados, ambos já eram alfabetizados e conheciam muitos livros, mas os livros que agora tinham contato foram escritos antes deles serem alfabetizados e eram proibidos pelo regime comunista.
Em uma junção de romantismo e suspense, o filme nos mostra um processo de transformação individual, e até mesmo social que a literatura pode causar.
Uma transformação individual que é refletida na personagem constureirinha, que ao se encontrar todos os dias com realidades diferentes narradas pelos autores dos clássicos literários, ela se apropria a cada dia de uma nova maneira de pensar o mundo, e isto fica claro no final do filme, que não irei contar aqui pois merece ser visto.
O que Balzac e a constureirinha chinesa tem a nos ensinar? Nada, que seja pragmático.Pois não se propõe a isto.
Nos ensina sim, muitas coisas, cada uma na singularidade de quem o vê, nos ensina pelo simples deleite. Para alguns o filme faz uma critica ao regime comunista, para outros revela relação de gênero, e para outros a questão da alfabetização...
E para você o que um filme, ou um clássico literário pode significar? O que tem a oferecer, o que modifica ou não sua forma de viver?

* Só tenho a dizer, que após Balzac uma coisa mudou em mim, e esta coisa tem nome, significa ânsia por conhecer e desfrutar dos deleites literários.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Céu!!!

Você quer ir para o céu?
Quer ir hoje?

O que tem nos impedido de querer ir hoje mesmo para o céu?
Por que Deus não nos leva agora mesmo?

A razão de Deus não nos levar e a nossa razão por não querermos ir agora, neste exato momento, provavelmente não é a mesma.
E isto é motivo de clamar a Deus por misericórdia...

O que nos prende neste mundo, se a promessa de Deus de viver a eternidade ao seu lado é tão maravilhosa?

Deus pode todas as coisas não pode? Então me pergunto por que não hoje Senhor, por que não agora? O que ainda tenho que viver?

E Deus simplesmente responde:
- Por que você ainda não está preparada.

O que seria estar preparada então?

Os motivos de Deus para ainda estarmos aqui, são tão óbvios que até nos esquecemos.
Estamos aqui para sermos Sal e Luz, estamos aqui porque somos embaixadores de Cristo,para proclamar libertação aos cativos, para anunciar a salvação, para responder ao seu IDE, para termos ousadia na sua presença, estamos sendo preparados e temos que ter urgência.

Tudo isso, eu já sabia, você pode estar pensando, pois também pensei isso.
Mas Deus disse: vocês tem que ter URGÊNCIA, por que urgência???

Por que muitos estão morrendo, porque milhares de pessoas morrem diariamente sem me conhecer, porque vocês vivem conformados com esta religiosidade, quando eu os advirto para não se conformarem com este mundo.
Por que em Apocalipse 20:10-15 esta descrito o que acontecerá com aqueles cujo o nome não se encontrará no livro da vida, e vocês nem se quer percebem as pessoas que passam por vocês todos os dias.

Aquele carteiro podia não ME conhecer, e você o que fez?
E a garçonete que te atende todo sábado ou domingo depois do culto?
E o atendente do supermercado? Aquela senhora que atravessava a rua?
E o frentista do posto de gasolina? Também tem aquela caixa do banco, lembra?
Ah ia me esquecendo, e aquele primo distante que você não vê a uns anos? E a sua avó? A sua tia que na sua infância vivia na sua casa?

O tempo esta acabando e quantas vezes você rogou a MIM, com lágrimas nos olhos por estas vidas?

Quantos minutos se passaram lendo esta mensagem, enquanto milhares de pessoas morreram no mundo sem ME conhecer.

* Compartilho com vocês, pois o Senhor ministrou poderosamente comigo estas palavras, fui tão tocada pela indignação de Deus, que não posso mais viver da mesma forma.
Espero que o Espírito Santo possa ministrar nas suas vidas também.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Quatro Sentidos!

É incrivél como o ser humano dispõe de quatro sentidos em sua vida, olfato,paladar, visão e tato.
No entanto existem coisas que somente um destes sentidos nos fazem ter certeza, crer ou confiar.
Em alguns momentos o olfato, o paladar a visão ou o tato é o suficiente para crermos, mas como crianças teimosas precisamos experienciar as coisas constantemente, esquecendo em sua essência o que de fato é fé.
Em Hebreus 11.1 diz : Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam , a convicção de fatos que não se vêem .
Então um ato de fé seria não precisar experienciar para crer ?
No entanto o que temos aprendido e vivido, é aprender a tornar viva a palavra de Deus, por meio de nossos sentidos. Não estou querendo dizer que precisamos ver para crer, não é isso.
Mas precisamos tornar física a palavra, por meio de atos proféticos.
Ah mais nem pregador(a) eu sou?
Atos proféticos, não se resumem em atos sobrenaturais que vemos nos grandes seminários, ou cultos, realizados por pregadores ultra-ungidos.
Não são somente estes, mas em todas a bíblia temos exemplos de servos de Deus realizando atos proféticos, tornando viva a palavra de Deus.
É por meio da fé e somente por ação do Espírito Santo que podemos nos apropriar da palavra de Deus, tornar fisíca a palavra significa experiencia-la por meio da fé, uma vez que é a certeza do que se espera e não se vê, é tornar legal no mundo espiritual, munir-se através dos nossos sentidos, para que de fato experienciemos, mesmo que por um ato de fé.
É tomar posse, realizar algo sem ver o resultado, mas contemplar pelos olhos da fé, é combater o inimigo e sair vitorioso todos os dias, utilizando-se das armas de Deus.

Por isso te convido a sentir, desgustar, ver e tocar as bençãos de Deus na sua vida!
Pela fé, até que todas elas se cumpram aos olhos dos homens!