terça-feira, 11 de dezembro de 2007

" Lei Maria da Penha"

Já era tarde quando Maria colocava os filhos para dormir, eram sete filhos no total, mas um morreu há um mês de desnutrição. Os seis filhos dormem juntos, como um ninho de gatos, eles tem idades muito próximas, o que nos leva a crer que Maria manteve-se grávida por muito tempo. Mesmo assim não se manteve segura de seu marido.
Jeremias era um homem, corpulento, trabalhou muito no passado, agora a bebida não o deixa mais, vive constantemente embriagado e tem um comportamento muito agressivo com sua família.
Vinte e cinco anos de casado um relacionamento frio, por vezes sombrio. "Maria não é mais a mesma", questiona Jeremias.Em contrapartida Maria se explica, "Com tantas tarefas doméstica, e após sete partos fica dificíl ser a mesma".
Maria está cansada, desistiu de ser mãe na terceira gestação, mas nunca conheceu metódos contraceptivos, além do mais Jeremias acredita que a função da mulher é essa, de procriar e satisfazer a vontade do homem.
Todas as noites Maria se esconde no ninho de seus filhos, não aguenta mais ser procurada e forçada a comparecer sexualmente, não suportaria mais um parto.Com isso Jeremias permanece mais tempo fora de casa, e nem mesmo se sabe aonde.
Quando ele chega é um tormento, as crianças já conhecem por isso fingem dormir, enquanto sua mãe é obrigada a levantar para mais uma briga diária, e o desfecho só Maria sabe como é. Após sessões inesgotáveis de socos e pontapés Maria levanta-se quase desfalecida para cuidar de seus ferimentos, nem chorar ela consegue mais, pois suas lágrimas cessaram ao longo dos anos.
"Pobre Maria, ou pobre "Marias", que lutam para sobreviver em meio a este mundo de egoísmo e violência?
Quantas cenas como essa precisaram ser narradas e protagonizadas para que a direção desse filme da vida real, caísse na real? Quantos filhos de Jeremias e Marias por este mundo, carregaram estes " scripts"e talvez o duplicaram ao longo desses anos?
Mas agora ao menos algumas Marias conseguiram se libertar desta angústia, e tentarão uma vida mais digna. Esta é minha forma de parabenizar a Lei 11.340 - mais conhecida como Lei Maria da Penha, que passa a considerar crime penal e inafiançável, a violência doméstica e familiar contra a mulher, seja psicológica, física ou moral.
Mesmo que seja útopico acreditar que o mundo pode ser melhor, eu acredito e sigo em frente...

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amor evolui tanto desde que eu a conheci. Está de parabéns bebê. Te amo e torço por vc...